Avançar para o conteúdo

O que é o CIO de uma empresa?

0
(0)

Nas grandes empresas de todo o mundo, existem diversos cargos que representam funções muito importantes. Assim, há diversas siglas que se referem a todos esses cargos. Hoje iremos falar destas siglas mais especificamente de CIO

A maior parte delas possui origem nos Estados Unidos, berço da inovação e da cultura corporativa que se espalhou por todo o mundo. Quem nunca ouviu falar do cargo de CEO, por exemplo? Esse é o diretor executivo da empresa, cargo de alto prestígio e que pode ser compreendido também como diretor geral.

Nem tão famoso assim é o cargo de CFO, o diretor financeiro de um negócio; esse é o profissional responsável por cuidar de toda a parte financeira da empresa. E há também o CIO. Sim, você não leu errado e a sigla também não está incorreta.

O CIO é o diretor de tecnologia da informação de uma empresa. Em inglês, esse cargo recebe o nome de Chief Information Officer. O CIO é quem lidera todo o time de tecnologia do negócio, focado tanto em administrar os componentes de hardware da empresa como os elementos de software.

No Brasil, o CIO muitas vezes é chamado por outros nomes, como gerente de tecnologia, diretor de informática ou mesmo vice-presidente de informática. Mas, no fim das contas, todas essas nomenclaturas se referem ao cargo de CIO.

O que faz o CIO?

O CIO é o profissional responsável por liderar todo o time de tecnologia da informação. Logo, esse é o cargo responsável pela administração de recursos ligados ao setor de informática, fazendo com que o orçamento do setor seja executado da forma correta.

Também é papel do CIO coordenar todas as entregas referentes ao setor de tecnologia da informação, algo que requer muita experiência para delegar funções e entender como está o desenvolvimento de cada um dos projetos.

Em outras palavras, o CIO é quem tem de fazer com que a empresa tire o máximo proveito de todos os recursos que possui para a área de tecnologia e informática.

No passado, o papel do CIO se relacionava muito com a digitalização de processos. Assim, por muito tempo o diretor de informática focou em tornar os processos internos digitais, facilitando o uso das informações.

Mas, atualmente, o CIO está muito mais focado em automatizar esses processos. Por conseguinte, isso quer dizer que o diretor possui mais interesse em fazer com que muitos dos processos possam ser realizados sem a interferência humana.

Em diversas ocasiões, as pessoas apenas são usadas para checar as informações e confirmar tudo o que foi feito pelo processo automatizado. Em meio a esse universo de automação, o papel da programação se mostra cada vez mais relevante no dia a dia do CIO.

O CIO é o diretor de tecnologia da informação de uma empresa. Em inglês, esse cargo recebe o nome de Chief Information Officer.
CIO

Como é o dia a dia do CIO?

A rotina de um CIO é muito voltada para a parte de automação de processos. Se no passado era necessário que 5 pessoas do time operacional finalizassem um processo, agora o objetivo do CIO é fazer com que tudo isso possa ser realizado por um programa.

Mas isso não irá tirar o emprego dos outros. Na realidade, dará mais tempo para que as pessoas possam focar em outros projetos, sendo que alguns deles a tecnologia sequer consegue chegar perto de realizar.

Por conseguinte, o dia a dia do CIO é muito focado em facilitar a rotina de outras pessoas. Ademais, para ser capaz de entregar tudo o que se espera do seu setor, esse diretor tem de coordenada uma equipe produtiva.

Nesse quesito, entra em cena o papel de liderança do CIO, que, afinal de contas, é diretor de todo o grupo de tecnologia da informação e deve ser capaz de retirar o melhor de cada um dos seus comandados. Logo, o cargo de CIO exige muita competência em diferentes setores.

CIO, CFO, CEO… Existe uma hierarquia?

Muitas pessoas não sabem como funciona a rotina de uma grande empresa. Dessa maneira, é natural que haja dúvidas em relação à hierarquia dos cargos. Sobretudo quando esses cargos são verdadeiras sopas de letrinhas, como é o caso de CIO, CEO, CFO e tantos outros.

A verdade é que, no fim das contas, cada companhia possui a sua própria forma de trabalhar. Portanto, nem sempre a forma de conduzir as relações internas é igual. Mas, em geral, o CEO está acima de todos os outros diretores, pois é ele o diretor geral. Assim, as grandes demandas de toda a empresa passam pelo CEO.

Adiante, estão abaixo dele os diretores de cada área, sendo cada um o responsável pelo trabalho oferecido pelo seu setor. O CFO, por exemplo, possui o dever de tocar o setor financeiro da empresa. Já o CIO, como explicado, é quem lidera o time de tecnologia da informação.

Portanto, existe, sim, uma hierarquia bem definida para os cargos citados. Mas, como já indicado, a verdade é que tudo isso depende de cada ambiente de trabalho e do estatuto de cada negócio.

Quão útil foi este post?

Clique sobre a estrela para Avaliar o post

O que você achou do Post? Te ajudei?

Siga-nos nas redes sociais!

O que é o CIO de uma empresa?

  1. Pingback:O que é pessoa jurídica? - Minha Conta

Deixe um comentário

Index